Govidros

Blog GOVIDROS apresenta: A história do vidro.

A gente sabe que a porcelana é chinesa, mas de onde veio o vidro? O vidro não é exatamente uma invenção. Está mais para uma descoberta. Os primeiros registros datam de 7 mil anos atrás quando mercadores fenícios descobriram o vidro ao fazerem uma fogueira na areia da praia.

Fogo + areia + nitrato de sódio deu vidro. Mas a técnica para fazer vidro virar prato e janela foi bem posterior. Os romanos viraram mestres nessa arte e até hoje uma pequena ilha perto de Veneza é conhecida por seus vidros: Murano.

Lá é possível ver mestres vidreiros soprando o material e transformando-o em esculturas e vasos. O vidro, se não quebrar, dura para sempre (1 milhão de anos, segundo as pesquisas). Naquela época, os romanos já desbravavam as técnicas de lapidação, pintura, coloração, gravura e até a moldagem no vidro soprado.

Artesãos dirigiram-se posteriormente para a Alemanha, o que gerou um rápido desenvolvimento da indústria vidreira prosperasse em toda a Europa. Conforme relatam os historiadores, muito desses operários acabaram sendo mortos, pagando pela rebeldia e desobediência, mas não existe fato histórico que não inclua os seus heróis. Os operários venezianos consequentemente são apontados como os heróis da indústria do vidro em todo mundo. 

 

Durante vários séculos o setor se desenvolveu e merecem registro, além da Alemanha que se tornou célebre pela utilização do vidro esmaltado e pela reprodução de desenhos famosos, a Inglaterra e a França, que contribuíram para o aperfeiçoamento dos processos de produção e para valorizar o caráter estético e artístico das peças de vidro.

A Revolução Industrial consolidou a moderna indústria do vidro e mais recentemente, sobretudo a partir de meados do século passado, a tecnologia de fabricação encontrou maiores níveis de atuação, com aperfeiçoamento de novos produtos, ampla utilização dos vidros de segurança, vidros com superfícies tratadas entre outros avanços proporcionados pelas mais recentes descobertas tecnológicas. O bacana é que por ser um material de “receita” simples, o vidro pode ser 100% reciclado. Ou seja, ainda é ecológico e sustentável.

 

Últimos Posts

Produtos

PortuguêsEspañol